Comparativo: Tiguan é eleito o melhor SUVs de alta potência

Desconsidere quase tudo o que você sabe sobre o Tiguan, agora que estreia uma nova geração. “A qualidade de rodagem (firmeza nas curvas, capacidade de frenagem, conforto dinâmico e sonoro, comportamento em acelerações e retomadas) do Tiguan é nitidamente superior à dos rivais”, diz Péricles Medeiros autor do artigo.
Seu motor 2.0 tem a mesma configuração do atual Golf GTI, com 220 cv, mas a grande virada de mesa do Tiguan está no design. Esqueça o perfil discreto, com linhas suaves e arredondadas. A nova geração aposta na imponência e solidez dos contornos retos, ainda mais destacados pelos apliques pretos desta versão R-Line.
Os números confirmam a percepção imediata de quem vê o lançamento. Nitidamente maior, a nova geração tem 4,71 m de comprimento e 2,79 m de entre-eixos, enquanto a antiga tinha, respectivamente, 4,43 m e 2,61 m.
Esse alongamento permitiu a criação de uma opção inédita: o Tiguan de sete lugares, única configuração disponível na versão R-Line. E, ainda que não tenha uma família tão grande, o SUV da Volkswagen não vai decepcionar você.
A cabine, assim como as medidas externas, cresceu. O espaço para cabeça e ombros é similar ao dos rivais Equinox e CR-V, mas para as pernas continua restritivo.
Na pista, os números de desempenho não deixam dúvida: o Tiguan é o mais sangue quente dessa última fornada de SUVs. Além disso o display digital do Tiguan possui uma tela de alta definição com 12,3 polegadas multiconfigurável.
A disputa pela vitória foi apertada, mas deu Tiguan. Embora consideravelmente mais caro (R$ 24.000), o modelo da Volkswagen justifica o investimento, sobretudo por conta da capacidade para até sete ocupantes.
E ao rodar com cinco pessoas a bordo, o porta-malas de 686 litros é muito maior do que o do CR-V (522) e do Equinox (468). Mas não é só. A qualidade de rodagem (firmeza nas curvas, capacidade de frenagem, conforto dinâmico e sonoro, comportamento em acelerações e retomadas) do Tiguan é nitidamente superior à dos rivais.
Fonte: quatrorodas.abril.com.br